Livro "Tempo - Os Dias do Cavaleiro" - Páginas Iniciais



Ano de 3980, faço hoje 33 anos, não sei muito bem que dia é, nem o mês, mas pelo calor deve ser a estação a que os antigos chamavam de Verão. Nos dias que correm limitámo-nos a contar os dias da época anual (consagrada como tendo 365 dias), eu nasci no dia 114 pela manhã noturna. Hoje faço 33 existências num mundo sem memória que recupera ninguém sabe muito bem de quê.

Vivo em Ethérnia, um pequeno vilarejo ancestral, sede feudal da região. Sou sozinho, os meus pais vivem aqui perto, a minha irmã migrou para a região de Bahar onde vive em família com o seu esposo.

Por estes dias estou em Milénia Centrum, ilha mãe do arquipélago de Milénia, também rezadas como as ilhas do descanso eterno dos Deuses. Milénia Centrum é uma espécie de capital espiritual do Império de Gaia, que une as muitas centenas das regiões livres conhecidas. Todas as épocas anuais este número de regiões aumenta, assim que o Homem descobre novas regiões que desconhecia.

Estou em Milénia em retiro, como o tenho feito em todas as épocas anuais desde que assumi as minhas funções de Mestre Aprendiz na Ordem dos Cavaleiros do Poder. Para além de Milénia ser a minha casa espiritual, ela é ao mesmo tempo o refúgio de muitas histórias intemporais, de aventuras que ficaram por viver e onde estive mais próximo de perceber o que os nós, seres humanos, chamamos de "Amor".

Apesar de estar em retiro não estou sozinho, vim com alguns Mestres Aprendizes iniciais e alguns candidatos a aprendizes de Mestre. Na Ordem dos Cavaleiros do Poder começamos como candidatos a aprendizes, evoluímos para Aprendizes e por fim Companheiros. Depois alguns de nós seguem o caminho de Mestre, sentem que para continuarem o seu percurso têm de devolver e multiplicar parte do que lhes foi dado. Começamos como Mestre Aprendizes em iniciação, passamos por Mestres aprendizes em confirmação e por fim Mestres Aprendizes. A palavra aprendiz segue-nos sempre porque como nos conta a lenda que deu origem à Ordem dos Cavaleiros do Poder: " o Mestre que perdeu a capacidade de aprender já não tem mais nada a ensinar". Alguns de nós seguem depois o que chamamos de "caminho simbólico" e tornam-se em Mestres Simbólicos, protetores de um saber maior, só ao alcance de alguns.

Mas voltando a Milénia Centrum e ao "Amor", nestes estranhos tempos procuro desvendar o seu mistério, a sua energia, insistindo em inutilidades para perceber onde reside o meu erro ou a minha certeza. Quero perceber se amo o meu ego, os que me rodeiam, a minha família, o que faço ou uma construção de imagens todas elas irreais, ou, na pior das coincidências, nada de nada, sendo eu mesmo um vazio nos vazios que gerei e me rodeiam. Pelo meio das minhas dúvidas, mantenho o meu trabalho de reflexão, meditação e contemplação junto dos meus Mestres Aprendizes em iniciação e dos seus Aprendizes, tentando viver sem pressas, respeitando o tempo imaterial. Aprendi que não vale a pena apressar o ritmo do Universo, mesmo que a realidade assim o determine. Desvendar o essencial apenas se revela quando estamos disponíveis para sermos o que ainda não somos, deixando verter parte da água que encheu o nosso cálice. (continua...)