Uma ponte entre mundos... - Diários de Geray - Parte I




Era o fim da época seca. Estávamos a caminho de casa, mas decidimos passar uma temporada pelas montanhas de Geray antes de voltarmos às nossas lides do dia a dia. Por esta altura são as comemorações da época da Noite Profunda, altura da época anual onde as populações de Geray homenageiam os seus mortos.

Entre as muitas iniciativas destacava-se o Ritual de Mundanis, praticado na denominada Ponte entre Mundos, uma antiga ponte em granito maciço, imemorial, sem grandes certezas sobre quando havia sido erigida. O ritual consistia num exercício de meditação grupal em que os habitantes da comunidade de Misai (aldeia onde ficava a ponte) concentravam a sua energia benigna numa visão imaginária coletiva de fortalecimento das fundações da ponte. Na sua mente cada um via uma espécie de aura azul a sair do seu corpo que depois era canalizada para uma das vigas ou fundações da ponte. A harmonia era tal que cada participante, mesmo sem falarem entre si, conseguiam canalizar a sua energia benigna para um ponto diferente da ponte, sem que as diferentes energias alguma vez se interrompessem ou chocassem entre si. Este exercício significava deixar seguro um dos caminhos possíveis entre este e o outro mundo, o Mundo Eterno, que habitantes de Geray acreditavam ser a última morada. 

Este era um ritual pagão, não reconhecido pela Ordem dos Cavaleiros do Poder, mas como todos os Mestres, tínhamos sido ensinados a respeitar cada um, cada comunidade, cada território nas suas crenças, formas de estar e formas de interpretar a sua própria realidade.

Hoje o nosso destino seria Misai e o Ritual de Mundanis. Nesta viagem estava eu, Mestre Lyn e os aprendizes Yber, Juny e Tartarus.

Chegamos bem cedo para podermos assistir a tudo sem causar alvoroço entre os locais. Sentamo-nos discretamente numa falésia com ampla visão para a ponte e deixamo-nos envolver pelas indicações do Feiticeiro-Mor de Misai. Seguimos todos os passos que nos foram sendo debitados pela sua voz, e envolvemo-nos espiritualmente naquele momento de existência maior, em que homens e mulheres se esquecem dos detalhes e se acrescentam uns aos outros em busca de algo maior, sendo eles o todo de algo maior, a Humanidade que é capaz de despertar em cada um de nós o melhor que somos e queremos ser.

Exercícios de meditação coletivos eram normais entre Mestres, mas aquele estava para além da nossa compreensão. Pessoas de todos os credos, de todas as castas da sociedade, misturam-se entre si, esquecendo passados, presentes e futuros. O que contava era a tarefa ancestral que estavam ali para realizar em nome de uma edificação maior.

Ao fim de algumas horas acabamos o exercício. A imagem mental que todos tínhamos tido das várias energias a entrelaçarem-se de forma perfeita terminando com uma visão da ponte protegida por uma imensa aura azul clara arrebatou-nos. Era em momentos como estes que percebíamos que continuávamos a ser pequeninos e que o caminho ainda estava todo por fazer. 

No final dirigimo-nos ao Feiticeiro-Mor para lhe prestarmos o nosso tributo. Abençoou-nos aos cinco e ficamos algum tempo a conversar sobre o significado do Ritual de Mundanis. Sem revelar o que falamos, há uma mensagem que nos deixou e que passo a transcrever, retirada diretamente do Livro dos Elementos:

- Entre este mundo e o outro há muitas passagens. Alguns nunca as verão, outros nunca saberão da sua existência, uns poucos farão da sua busca a eterna caminhada. Por fim, um conjunto ínfimo de nobre guerreiros perceberá que cada um é a passagem, que ele é ponte entre mundos. Por fim sobra uma escolha, quando é que deixaremos o outro passar a ponte?.