Perdidos e Achados – Diários de Geray – Parte III


Na vida de um Cavaleiro do Poder habituamo-nos a perder e ganhar. Há uma altura em que já nem sabemos muito bem qual a diferença entre os dois mundos. Há derrotas que nos levam a conquistas maiores pelas aprendizagens que nos permitiram e vitórias que se limitaram a adiar o inevitável. Mas mais que as derrotas e vitórias no campo de batalha, o que mais custa são os amigos, parceiros, cúmplices e confidentes que somos obrigados a ver partir ou de quem perdemos o rasto. A velocidade a que passam na nossa vida levam a que ao fim de algumas épocas anuais nos resguardemos cada vez mais ao ponto de nos mecanizarmos, só para disfarçar o sofrimento que não queremos admitir. Felizmente, para a maior de nós, nem há tempo para respirar, e assim o luto acaba por nem existir e o sentimento de perda acaba por ficar amordaçado.

São colocadas centenas, milhares de pessoas no nosso caminho, são dezenas os refúgios e territórios que abraçamos, são imensas e incontáveis as vidas que vivemos. Ao fim da jornada parece que só temos tempo para a nossa solidão. 

Por estes dias em Geray, fui visitar o Mestre Viare Ferdi pouco antes de regressar a casa. Amigo de longa data, Viare havia abandonado a sua jornada como Mestre Cavaleiro do Poder. Sem por em causa a sua alma de viajante, dedicava os seus dias à gestão do Templo do Refúgio dos Nobres de Outrora. Este era um Templo onde todos os Cavaleiros recorriam quando queriam voltar a encontrar alguém, contactar um antepassado em busca de aconselhamento espiritual ou saber informação sobre o paradeiro de alguém importante das suas relações. Só os Mestres Aprendizes podiam recorrer ao Templo e apenas para questões pessoais. Estavam proibidos de recorrer ao Templo como auxílio às suas missões. Era uma espécie de último privilégio que nos era dado, já que abdicávamos da maior parte da nossa vida pessoal, fruto das nossas responsabilidade e tarefas.

No centro do Templo ficava o Espelho de Água dos Nobres de Outrora onde através da meditação guiada por Mestre Viare tentávamos descobrir as respostas que procurávamos.

Fui sozinho e ao contrário do que possam pensar não fui à procura de nenhuma resposta. O meu objetivo era simples, rever Viare e recordar as nossas aventuras.

À entrada do Templo fui recebido por um dos ajudantes templários de Viare que me levou até ele. Qual não foi a minha surpresa quando o avistei com Monterius, minha antiga aprendiz e agora Mestre Aprendiz.

Sentamo-nos os três à volta de uma imponente mesa redonda em carvalho maciço com a companhia de hidromel. A conversa acabaria por redondar no motivo porque nos encontrávamos ali. O meu era claro, o de Viare, o de sempre, o de Monterius, mais nebuloso, acabou por surgir. De uma forma ou de outra todos recorremos ao Espelho de Água dos Nobres de Outrora para procurar algo ou alguém que de alguma forma achamos que vai preencher um vazio qualquer que o tempo de encarregou de destapar. Monterius nunca revelou de quem veio à procura ou do que veio à procura, mas questionou-me:

- Nunca te questionaste porque é que algumas pessoas partiram sem deixar rasto? Nunca te penitenciaste pelo amigo de sempre que um dia passa no teu caminho e finge que não te conhece? Nunca te perguntaste porque o tempo não permitiu que continuasses a jornada junto daqueles porque quem te apaixonaste? Nunca quiseste voltar a encontrar quem ficou perdido?

- Milhares de vezes, minha boa amiga, milhares de vezes…. E vou continuar a perguntar. Mas ao fim de tantas épocas anuais aprendi que entre perdidos e achados, só encontramos realmente quem nunca perdemos. O tempo e a distância podem ser detalhes dolorosos, mas o caminho continua a ser mais importante do que o fim a que ele nos leva. É como o caminho de hoje, levou-me a que te voltasse a encontrar. Eu acredito na generosidade do Universo e confio, que por cada caminho que eu ajudar a abrir, outros se abrirão e o meu…. será um deles…. E mesmo que no fim não sobre caminho algum, saberei sempre que este era o caminho que eu havia escolhido.