Um mundo que é de todos... - Diários Indochina IX




Ir para a Guerra pode ser encarado como um ato heroico, algo destinado aos grandes guerreiros que de forma descomplexada e despojada dão a vida por algo maior que eles mesmos num ato de fé difícil de compreender. Mas a realidade dos números e dos atos pode ser completamente diferente. Ao conhecer a realidade da Guerra do Vietname, mais do que os números, impressionam as atrocidades cometidas. Mas o que me faz pensar realmente que a Guerra é sempre a última das vias, é o facto de perceber que por vezes "é tudo porque um louco se lembrou", e com isso morreram milhões.

Das últimas Guerras iniciadas pelos Estados Unidos, lembro-me pelo menos de 3 que foram iniciadas "só porque sim" com uma desculpa que "não lembra ao mais criativo dos poetas". A Guerra da Jugoslávia foi criada com o falso pretexto de proteger o povo Kosovar, a Guerra no Iraque foi iniciada para acabar com armas de destruição maciça que nunca existiram e a Guerra do Vietname foi iniciada porque um barco americano foi atacado por lanchas militares vietnamitas em águas internacionais, facto que se veio a provar uma fraude que serviu de desculpa à invasão americana. Fim de história, mais de três milhões e meio de mortes e conseuências noutros tantos milhões que duram até hoje.

O mundo pode estar na mão de loucos e cabe a cada um de nós fazer parte do "equilíbrio" que o mundo precisa. No futuro todos podem e deverão ter direito a um trabalho, todos podem e deverão ter direito a escolher fazer escolhas, mas sempre na consciência de que tem de chegar para todos, o que implica abdicar-mos de parte. A mim não me custa abdicar de parte porque a parcela que me interessa está nas pessoas de quem gosto e no que posso construir com elas.

Até que ponto estamos dispostos a procurar o equilíbrio, pondo de parte o acessório e a loucura do ter? Até que ponto temos consciência de que este mundo nunca foi nosso, mas que pode ser de todos?